Coca Cola X Mentos


Por Que a Mistura de Coca Light e Mentos Provoca uma Explosão?
As balas de Mentos provocam uma pequena revolução na garrafa: em contato com o refrigerante, as balas aumentam a quantidade de gás e provocam o surgimento de bolhas grandes, que tendem a escapar na forma de um jato explosivo. O equilíbrio entre o gás e o líquido nos refrigerantes é facilmente quebrável. "Se você pegar um pedaço de gelo e jogar na Coca, também vão se formar bolhas em torno dele. Qualquer coisa que quebre a homogeneidade do sistema gás-líquido provoca uma saída de gás (CO2)". O ácido carbônico (H2CO3) presente no refrigerante é instável e rapidamente se decompõe: H2CO3 = CO2(g) + H2O
O Mentos desloca o equilíbrio na direção da formação do gás carbônico, que preso na garrafa aumenta a pressão, causando a explosão.

Mas por que só com o Mentos ocorre a explosão?

Mais densa que o refrigerante, a bala vai direto para o fundo da garrafa quando jogada lá dentro. Além disso, o Mentos tem ácido cítrico - o mesmo do limão -, que tende a aumentar a formação de gás carbônico. Outro fator é a superfície irregular da bala - vista pelo microscópio, ela apresenta buracos minúsculos. E, quanto mais irregular uma superfície, maior a tendência de provocar bolhas. E a Coca Light, apesar de ter se consagrado na internet como o refrigerante ideal para essa bomba, não é a única bebida que provoca o jato. Experiências com guaraná e soda também deu certo, mas a Fanta deixou a desejar... (COMO SEMPRE)
Na teoria, isso pode acontecer com qualquer refrigerante, especialmente nos diet e light. Por ser mais denso por causa do açúcar, o refrigerante normal retém a expansão do gás carbônico. No refrigerante diet, que não leva açúcar na fórmula, as bolhas têm mais liberdade para se movimentar.


Agora com vocês os mitos e boatos da CoCa CoLa:


Muitas pessoas comentam que a Coca-Cola é boa para tudo, parece um daqueles produtos mil e uma utilidades. Mas será que é assim mesmo?

Revista Auto Esporte fez um teste, com a ajuda do Cesvi, para determinar isso. Foram testados três “mitos” muito populares: a Coca-Cola tira a ferrugem, ela limpa o vidro e ela tira o zinabre. No primeiro caso, de que ela tira ferrugem, foi esfregada uma esponja de aço naquela parte onde tem a inscrição do número do chassis. Usando-se uma esponja seca ou com Coca-Cola, o resultado foi o mesmo, ou seja, é MITO.
O segundo teste foi para ver se a Coca-Cola limpa o vidro, removendo a gordura. A limpeza foi tão eficiente quanto usando-se água e detergente, mas teve um problema: o vidro ficou grudento, embaçando mais fácil. Também é MITO.
E o terceiro caso foi a avaliação de se a Coca-Cola tira zinabre dos terminais de uma bateria velha. Nesse caso a afirmação é VERDADE. Notou-se que a Coca-Cola jogada em cima do terminal fica borbulhando, efetuando uma limpeza muito boa. Usando-se água com gás não se obtém o mesmo resultado.


Veja outros mitos famosos envolvendo a Coca-Cola:

Coca-cola é boa para tirar graxa de tecidos? Não, use apenas detergente.

Coca-cola é boa para afrouxar um parafuso enferrujado? Pelo contrário, piora a situação.

Não beba Coca-Cola com Mentos, que é perigoso? Nunca se comprovou nada nesse sentido.

Coca-Cola com café é bom para dirigir quando se está com sono? Se estiver com sono, não dirija




OS 7MAIORES MITOS DA DANADA DA COCA COLA:

1-Dissolve 1 dente em 24h: Mentira, o dente fica marrom e maior com a Coca Cola
2-Tira a ferrugem: Mentira, ela so tira 1 pequena camada, ou seja, praticamente nada
3-Dissolve 1 carne em 2 dias:Mentira, a carne só fica toda molenga e fedendo, ou seja, quase mesma coisa
4-Polir parachoque: Sim, a COLA dexou o parachoque mais limpo do que a marca lider em Polir do mercado.
5-Se deixar Cola por 10 min na tinta do carro, ela perde a cor: Mentira, nao mudou nada na cor do carro
6-Limpar uma moeda toda "suja" "enferrujada: Sim, ela dexo a moeda limpinha.
7-Limpar sangue: Nao limpou totalmente, mais ajudou muito a tirar, nem se compara a "agua".
E tudo isso por causa de seus ingredientes , dos ácido que contem em sua formula e ai vai...
e acho que ta bom né?
Entao ja vo em, FUI...
1 Response
  1. Hudy!!
    Tá 'arrebentando' aqui no TEIA!
    ^^!
    Parabéns, querida!!