Tecnologias de Informação e Educação

# I.N.I.C.I.A.N.D.O #
O Blog como Ferramenta Educativa!
Através do site Centro de Formação de Penalva e Azurara, encontramos o seguinte:
"À primeira vista, manter um weblog (geralmente designado blog) parece ser apenas uma forma de veicular as ideias e opiniões pessoais do "dono" (blogger) do blog. No entanto, quando comparado com as "clássicas" páginas de Internet, do ponto de vista da comunicação, um blog não só transmite com também recebe informação, uma vez que muitos bloggers dão aos seus leitores a oportunidade de responder e comentar as suas intervenções.
Actualmente é cada vez maior o número de professores que utiliza o blog para interagir com uma geração de alunos para os quais o ecrã do seu computador é o "cordão umbilical" que os liga ao mundo, uma vez que é através deste que ouvem música, escrevem, criam e, mais importante, comunicam.
Segundo o artigo do elearningeuropa.info uma das grandes vantagens dos blogs é que, através deles, os jovens podem partilhar conhecimentos com os seus pares e aprender uns com os outros, num canal onde o professor também está presente e que se encontra disponível 24 horas por dia, sete dias por semana.
É também vantajoso o facto de os estudantes encararem uma passagem pelo blog como algo natural, perfeitamente "encaixável" entre uma conversa no chat e uma visita a uma página na qual queiram pesquisar.
De acordo com o artigo, o ponto fulcral é que o blog é um recurso educativo que incentiva a partilha de conhecimento mas que poderá ser também uma plataforma de debate ou, numa perspectiva mais subjectiva, um meio de expressão mais pessoal."
.
Este é o intuito do recém criado TEIA DO CONHECIMENTO!
Aqui traremos um pouco do dia a dia do Colégio da Polícia Militar de Goiás Unidade Ayrton Senna, através das mãos e da mente dos alunos Diego, Pedro, Mário e Weider, do 2º ano I, do turno noturno.
Os mesmos estarão sempre mediados por mim, profªThaiza, dentro de um de nossos Projetos de sala de aula e, como sou professora de Química, não se assustem se prevalecerem assuntos voltados para a Ciência de uma forma geral [tudo mera coincidência!hehehehehe!].
Bom, sejam bem vindos a este espaço!
E, contribuam conosco!
Forte abraço a todos!!!
13 Responses
  1. Tati Martins Says:

    Parabéns, Thaiza, pela iniciativa!
    Você e seus alunos poderão contar com minhas olhadelas por aqui.
    Um beijinho,
    Tati


  2. Joanirse Says:

    Olá pessoal!!!
    Parabéns pelo blog!!!
    Que através dele vocês adquiram e nos passem muitos conhecimentos!!!
    Abraços,
    Joanirse


  3. Olá...
    Parabéns pela iniciativa. Adorei seu texto de abertura, de fato trabalhar na sala de aula fazendo uso de um blog é com certeza um recurso muito dinâmico, desde que seu uso seja bem planejado e que tenhamos em nossas escolas computadores suficientes, funcionando e com acesso a internet é claro.
    Na escola onde trabalho somos sortudos e corremos atrás do que queremos, bem como de mudanças significativas, e bom temos 12 computadores funcionando bem, mas mesmo assim é pouco para uma turma de 29 alunos por exemplo. Felizmente ainda temos essa situação. Mas sei de escolas que não dispõem ainda de PC's funcionando...
    Sou professora de matemática. Tenho dois blogs, caso queira nos visite.

    www.aartedeaprenderaaprender.blogspot.com
    www.formacaogestarmatematica.blogspot.com

    Bjs


  4. Tati, Joanirse, Masclleide Paula!!
    Que maravilha poder contar com vocês por aqui!
    Agradeço [e muuuuuito!!] ao apoio de vocês!
    =]
    Beijos!!!!


  5. Anônimo Says:

    Thaiza, o blog é uma poderosa ferramenta educacional e funciona muito bem com um mínimo de dedicação. As intervenções em forma de comentários cria uma grande interação entre alunos e professores. É muito bom. Portanto, continue respondendo a todos os comentários. No mais, sucesso em sua empreitada. Um grande abraço


  6. Olá blogueiros

    Sejam bem vindos,que aprendam e se divirtam blogando...


  7. Michel Goulart, Conceição!
    Uma belezura poder tê-los conosco aqui também!
    Obrigada pelo apoio!
    Sintam-se sempre a vontade em retornar quando desejarem!
    []'s


  8. Unknown Says:

    Thaiza, sou da lista de Blogs Educativos e vim dar um alô, aproveitando para dizer que seu trabalho está muito bacana. Sucesso !
    Luciana de Oliveira
    Professora do Centro Pedagógico da UFMG


  9. Anônimo Says:

    Olá, Thaiza. Parabéns pela iniciativa de criar um blog com seus alunos.


  10. Rocio Rodi Says:

    Profa. Thaiza e a Turma Toda,
    Hoje o mundo precisa de pessoas assim como vocês, que pensa, escreve, cheia de imaginação e perspectivas. Continuem assim ocupando o espaço de vocês. O mundo somos nós que fazemos! Ou melhor, aproveitando a deixa... Olha a "responsa" do Gonzaguinha quando nos [en]canta: "Somos nós que fazemos a vida Como DER ou PUDER ou QUISER"!!!??!!
    Abraços!
    Maria do Rocio


  11. Parabéns pelo blob, é isso ae rapaziada, aproveito pra divulgar o meu espaço: http://biologiaquepariu.blogspot.com , abraços a todos


  12. Luciana, Andréa, Maria e Fabiano!
    Fico muitíssimo feliz em tê-los aqui conosco, nos apoiando neste Projeto!
    Voltem sempre, viu?!
    ^^!


  13. CPMG Says:

    E ai prof° Thaiza suas Ideias são muito boas, atraves deste blog, colocando matérias de química do bimestre e outros... PARABENS...Valeu.